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Rede museológica na (e da) Ribeira Grande e desenvolvimento de uma comunidade nos Açores: uma proposta de museu de identidade regional II

 

 

« Pode dizer-se que nesse momento findou a Ribeira Grande de meados do século, dando lugar à pequena urbe de nossos dias que para ser civilizada ainda precisa de ver ao seu dispor o seu Teatro restaurado, o seu complexo educativo, com Museu e Biblioteca Municipal »

 

Manuel Barbosa, Memórias da cidade Futura... , Ribeira Grande, 1988, p.29

I

Título

 

Rede museológica na (e da) Ribeira Grande e desenvolvimento de uma comunidade nos Açores: uma proposta de museu de identidade regional II.

 

1.0 Introdução

 

Em rigor, a fazer jus ao ‘Jornal Oficial’, I Série - N.º 42 de 17 de Outubro de 1989, ao assessor de museus compete « Organizar, adquirir, avaliar e conservar em museu, colecções de obras de arte, objectos de carácter histórico, científico, artístico, técnico e outros, orientar ou realizar trabalhos de investigação nesses domínios e coordenar a actividade de pessoal que lhe esteja adstrito.». Portanto, apesar de ser assessor de museus, em rigor, já que não existe legalmente o museu da Ribeira Grande, nada do que abaixo escreverei me diria respeito.

Se lerem estas notas, e se pretenderem  ver nelas segundos sentidos, ocultos propósitos ou  inconfessador objectivos, façam o favor de não me lerem.

Trata-se, tal como sempre afirmei desde 1986, de acarinhar a Casa da Cultura /  Centro Cultural, as festas da Flor, Estrelas e outras mais, mas trata-se igualmente de propor e pugnar pela criação autónoma do Museu e Serviços de Documentação da Ribeira Grande. Estruturas que reputo do maior interesse para o desenvolvimento integrado deste nosso concelho , da ilha e da região.

A animação sócio- cultural ( apanágio do Centro Cultural/Casa da Cultura ) não deve excluir a animação sócio-patrimonial ( Museu e Serviços de Documentação), todavia, mercê de objectivos e natureza distintas, mercê  da necessidade de racionalizar , concertar e rendibilizar acções, mercê ainda da clareza de funções, é imperioso integrá-los numa política autónoma, coerente e global.

Também acho que o Museu e os Serviços de Documentação não devem fazer parte da Divisão Sócio-Cultural, nem de um Gabinete de Acção Sócio-Cultural. Porque? Porque, no caso do museu que proponho, deverão participar vários parceiros, tanto públicos como privados, por exemplo o Museu do Chá, Museu do Arcano, Museu do Moinho, entre outros; como tal devem comparticipar de pleno direito numa estrutura adequada autónoma. Fundação? Serviços Municipalizados?

Sou ainda de opinião que se deva separar o Museu dos Serviços de Documentação, seguindo o exemplo, entre outros, do percurso do Museu e Biblioteca de Angra do Heroísmo. De contrário, o primeirto atrofiará o segundo e/ou vice-versa.  

Não se deve pensar na criação de um museu do Imigrante/Emigrante/Regressante, esquecendo a ligação ao espólio museológico concelhio já existente, aos museus em gestação e aos particulares.

Percurso crítico

A partir de agora concentrar-me-ei na problemática do museu da Ribeira Grande.  Julgamos ser útil fazer, mais uma vez, um balanço crítico do projecto sumariado no artigo “Rede museológica na (e da) Ribeira Grande e desenvolvimento de uma comunidade nos Açores: uma proposta de museu de identidade regional I”, dando-lhe o título “Rede museológica na (e da) Ribeira Grande e desenvolvimento de uma comunidade nos Açores: uma proposta de museu de identidade regional II”, seguindo o exemplo do que vimos fazendo desde 1986.[1]

Tanto mais que, desde 1993, promovemos novas iniciativas museológicas e patrimoniais e concluímos a frequência e  defendemos uma tese naquela área patrimonial e museológica sobre o museu da “ Vida e da obra de Madre Margarida Isabel do Apocalipse, autora do Arcano Místico.”

Fazemo-lo sobretudo no âmbito dos trabalhos práticos do já referido mestrado, na Universidade Nova de Lisboa.

Estas notas justificar-se-ão igualmente pelo facto de, apesar da criação em Outubro de 1993, por proposta do vereador Abílio Baptista, “ de um Núcleo Museológico na Divisão de Acção Sócio- Cultural”,[2]ainda não se ter procedido ao seu enquadramento e implementação legal do mesmo. A falta de consenso na sua aprovação decerto conduziu a esse desfecho. A nossa proposta, todavia, evoluiu para um museu.[3]

Pelo seu carácter redutor  bem como por outras razões técnico-científicas que aludiremos mais adiante, somos pela criação de um museu de sociedade nos moldes do Musée Dauphinois em Grenoble, França, sem esquecer a herança da corrente da ecomuseologia, nem sequer a especificidade da Ribeira Grande. Este museu, de acordo com recentes reflexões museológicas, designadamente as de Jean Claude Duclos, tenta ultrapassar os limites do ecomuseu, ao mesmo tempo que incorpora a sua herança.

Justifica-se ainda pelo facto de termos apresentado o projecto do museu da Ribeira Grande a pedido da vereação vigente, na sessão sobre património municipal que decorreu em Julho de 1995 nos Paços do Concelho.[4]

Apesar de alguns membros da Comissão Instaladora da Casa da Cultura ( conforme se poderá constatar pela leitura de documentos do arquivo funcional da Casa da Cultura ) terem apresentado propostas de “ museu etnográfico e museu de artes decorativas”[5], nunca se chegou a um projecto coerente e sistemático para a Casa da Cultura. Todavia, a Dr.ª Piedade Lalanda, primeira Directora, propôs avançar para o Museu Etnográfico. Já em 1986 se travou o projecto. O Círculo dos Amigos da Ribeira Grande, em finais da década de sessenta, dá corpo a uma série importante de exposições e de cortejos denominados de ‘ etnógráficos.’ Do grupo destacar-se-ão elementos que serão decisivos no avanço, nalguns casos concretizados, de propostas museológicas, designadamente o museu do chá, aberto fugazmente e a ser remodelado,  o museu do moinho, proposta da sessão da vereação de 23 de Fevereiro de 1977, ‘ … ter a Câmara deliberado por maioria absoluta indeferir o pedido com o fundamento de que poderia admitir-se a possibilidade de instalação futura de um pequeno museu de âmbito concelhio,’[6] e o museu da Ribeira Grande, proposta do então vereador engº Armindo Moreira da Silva, em 1978. ‘ … o aproveitamento do antigo solar de São Vicente ser instalado o Museu da Ribeira Grande.’ Correio dos Açores, 1 de Fevereiro de 1978. p.1. Tal ambiguidade tem impedido o desenvolvimento normal do projecto patrimonial para a Ribeira Grande.

 Apesar de tudo temos inventariado perto de dois milhares de peças museológicas, mais de seis milhares de espécies bibliográficas, um milhar de títulos na hemeroteca, somos anunciados nos meios de comunicação social, estamos nos guias e roteiros de turismo,[7] fazemos parte dos circuitos das agências, a Delegação de Turismo recomenda-nos, os Serviços de Documentação são procurados, não há mês que passe sem que algum munícipe venha oferecer alguma peça “ao seu museu.”

De acordo com as opiniões compulsadas na caixa de sugestões, livro de impressões, conversas mantidas com as pessoas que nos visitam e de alguma imprensa e peritos na matéria, temos vindo a fazer um trabalho com algum interesse.

Tudo isso dentro da filosofia patrimonial da ecomuseologia e do museu de sociedade. Em síntese precisamos de, a partir de agora, se quisermos de facto este projecto, e como irão decerto ler, criar e infraestruturar os Serviços de Documentação e o museu já existente “de facto.” Será o primeiro passo para prosseguirmos na implementação do projecto, alargando-o a outros espaços e a outras temáticas. Adiar, esquecer ou pôr de lado, será não só hipotecar o seu futuro mas também pôr em perigo tudo o que já foi feito.

 

1.1 Pressupostos do programa “Rede museológica na (e da) Ribeira Grande e desenvolvimento de uma comunidade nos Açores: uma proposta de museu de identidade regional II.”

 

Os pressupostos serão todos aqueles elementos que envolvam directa ou indirectamente a comunidade residente no espaço onde se desenvolverão primordialmente as acções.

 

1.1.1 O Espaço

 

O espaço a ter em conta será  o do concelho, da ilha, das ilhas e o de todos os locais que nos possam esclarecer a abordagem patrimonial musealizada ou a musealizar.

Por exemplo, no caso dos moinhos de água, propõe-se um centro de interpretação regional, um centro onde se explique os moinhos a nível regional, onde se aconselhará a visita a uma constelação de moinhos representativos dos diversos tipos e lugares do concelho, da ilha, das ilhas e até do continente português e Madeira. O mesmo se poderá dizer da talha na Ribeira Grande e da família Araújo Lima.[8]

Como nem sempre o espaço concelhio foi o que é actualmente, tendo sofrido diversas alterações desde o início da formação geológica, passando pela ocupação humana até ao presente, a explicação do mesmo deverá ser feita de um modo integrado e intermunicipal. Aqui também entram considerandos económicos já que será um modo de rendibilizar acções culturais.

 

1.1.2 O Tempo

 

Será potencialmente todo o tempo histórico e geológico dos diversos espaços que foram constituindo o concelho, a ilha de São Miguel, o arquipélago e o país. Será propor a visão do mundo a partir da Ribeira Grande.

Há que introduzir aqui um elemento de tempo muitas vezes esquecido quando se define “ tradicional e típico.” Não esquecer a evolução das coisas. O que é considerado típico não é estável nem imune à mudança. Isto tanto em relação ao passado como ao presente ou ao futuro. Esta noção será de ter em conta quando se procura o representativo.

 

1.1.3 População

 

Numa comunidade em que ocorreu bastante célere, a partir da década de sessenta,  uma mudança da agricultura para a agro-pecuária,  cuja sede político- administrativa e económica, fica demasiado perto e depende grandemente de um  outro certo urbano muito mais forte, como encontrar caminhos para o seu desenvolvimento? É esta a questão fundamental para o concelho, é este o pano de fundo onde também se desenvolverá o nosso trabalho museal.  Ajudando a tornar-nos conscientes de quem  temos sido, detectando bloqueios e potencialidades, através do estudo sério e científico da memória  e da herança patrimonial colectivas, saberemos melhor quem somos e o que queremos vir a ser. O museu como um dos terminais nervosos da sociedade tem de cooperar em pé de igualdade com as demais estruturas comunitárias. Seja igualmente através do aproveitamento que dele fará a indústria turística seja do contributo para a melhoria das condições de vida dos seus actuais e futuros residentes. Assim indirectamente ajudará a promover a fixação de populações na área concelhia. Entre outras funções.

A população é a peça fundamental de todo o projecto, porquanto ele não só se destina a ela como precisa dela para se desenvolver. Como? Através da sua participação a vários níveis. O voluntariado dos reformados, a criação de amigos do museu, a comparticipação em acções de diversas associações comunitárias, tais como escolas e outras entidades colectivas ou individuais.[9] É um projecto de identidade aberto ao mundo. 

Não se trata de uma metáfora ou eufemismo, mas de uma realidade concreta, pois sendo o ecomuseu um museu de comunidade esta terá de participar. Não participará, por exemplo, o moleiro do lugar ao  disponibilizar-se a mostrar o seu moinho?

É essencialmente a população do concelho actual. É evidente que não tendo formação técnico-cientifica ou administrativa na área patrimonial tal deverá competir a técnicos, todavia, mesmo nestas áreas poderá colaborar em iniciativas. Pode e deve propor temas, tomar iniciativas e ajudar na sua concretização. Há regras a seguir, leis a cumprir que ultrapassam e vinculam não só a comunidade como os técnicos e demais profissionais. Por exemplo, as regras museológicas tais como o manuseamento de peças, horários, etc... Por outras palavras, o museu tem de ter autonomia própria, não pode estar dependente de considerandos político-partidários. Em parte, este projecto talvez não tenha avançado por questões desta natureza.

 

1.2.4 Objectivos

 

Pretende-se, essencialmente, continuar a implementar uma estrutura patrimonial que estude, conserve e explique à comunidade e com a comunidade o espaço e o tempo no

concelho da Ribeira Grande, desde a sua formação e evolução geológica, passando pelas suas vertentes histórica, antropológica, sociológica, ou seja nas suas múltiplas vertentes interdisciplinares, desde então até ao presente.

 

1.2.4.1 Elevar a consciência patrimonial dos munícipes acerca da cidade, concelho, ilha, ilhas, país e o mundo, ajudando a conhecer a nossa herança e participar nela.

 

A quantidade de informação gerada fora do concelho e a ele chegada veiculada pela televisão, designadamente pelos canais abrangidos pela parabólica, pelo canal 1 nacional, pela televisão por cabo, mostra-nos o mundo visto de fora da Ribeira Grande. É importante que vejamos o mundo a partir do que somos e fomos. Para isso é necessário trabalharmos na área museológica e patrimonial. É preciso redescobrir e pôr em comum a nossa memória colectiva a fim de elevarmos a nossa consciência patrimonial.

 

1.2.4.2 Aumentar o tempo de estadia dos forasteiros no nosso concelho. 

 

Forasteiro poderá ser todo aquele que não resida onde nós residimos, seja ele da Lomba de S. Pedro e venha à Matriz, seja ele da Matriz e visite a Lomba de S. Pedro, seja de Freixo de Espada á Cinta, do Pantanal ( no Brasil), de Paris ou de Pequim e visite a Maia. Pelo menos é assim que o definimos.

Os benefícios que desta visita podem advir não serão só comerciais mas culturais na acepção clássica da mesma cultura já que comércio, numa acepção mais lata, “ também será uma actividade cultural.”  [10]

Não se trata, nem se tratará de fazermos coisas para “inglês ver”, de fachada, ( a cultura tem de ser profunda ) mas trata-se de criar ‘coisas’ ( memória, espaços, bens patrimoniais) para fruição dos que aqui moram e vivem, ou dos que aqui se sintam ligados, como os ribeiragrandenses da diáspora, com quem este museu tem que ter um diálogo privilegiado. Para fruir e participar. Não devemos preservar, por exemplo, as ‘Cavalhadas de S. Pedro,’ porque isso agrada aos forasteiros,[11] mas primeiramente, porque sentimos as  ‘Cavalhadas’ como um elemento importante da nossa identidade comunitária. Toda a ideia de oferta cultural integrada, como seja o cuidado com o contexto e a envolvente actual dos bens patrimoniais, não será somente justificável pelo facto de nos querermos apresentar o melhor possível aos forasteiros , mas por nós próprios. Isso sem exageros, sem etnocentrismos nem regionalismos balofos, abertos.

( Veja-se o que os antropólogos anglo-saxónicos disseram sobretudo no século XIX das outras culturas. )

Somos utentes destes espaços e guardiões destas memórias todo o ano, portanto somos os seus principais beneficiários. É preciso fazer passar a ideia de que temos ‘duas casas,’ a nossa, dentro de portas, e a outra, a comum, fora de portas. Num e noutro caso, quer queiramos ou não, apesar de título de propriedade, somos mais fiéis depositários do futuro, no presente, do que proprietários.

Todavia, fazer com que a gente de fora passe a ficar mais tempo na nossa “casa”, também traz vantagens a outros níveis. Troca de ideias e trocas comerciais. As sociedades são espaços abertos.      

 

1.2.4.3 Uma estrutura que se insira por direito próprio no âmbito da chamada indústria de lazer e do património cultural.

 

O museu não é um espaço comercial, é um espaço de troca de ideias, de realizações, vinculado e limitado por regras patrimoniais consagradas na  sua definição, comummente aceite pelos membros da comunidade museal internacional, nacional e local. Isto sem excluir o espaço de inovação sempre necessário. Não devemos esquecer que a prática tem feito alterar a definição de museu. Deve existir sempre ponderadamente uma salutar tensão entre o permitido e o novo, o experimental.

Neste projecto dever-se-á inserir e conjugar o apoio activo da comunidade com a capacidade técnico-científica e administrativa da estrutura museal.

Todavia, deve participar, no que concerne, por exemplo, entre outros, a explicação do seu espaço, tempo, etc. aos que visitam a nossa comunidade. O museu comparticipará, com os demais intervenientes culturais, sobretudo ajudando a conferir autenticidade ao produto e rendibilizando-o do ponto de vista da troca de ideias.

 

2. Modo de o fazer

 

Alguns aspectos apresentados muito sumariamente.

 

2.1 Filosofia e prática do museu da Ribeira Grande

 

Já nos referimos à estrutura, ou seja ao espaço, ao tempo e ao papel da comunidade, tripé do museu. Entremos agora no conteúdo, ou seja nos seus bens patrimoniais.

 

2.2 Bens patrimoniais

 

Entendemos bens patrimoniais por tudo aquilo, material ou imaterial, que possa testemunhar, ilustrar e explicar os temas a glosar ou glosados. Não só ‘coisas,’ mas também ideias, daí o conceito ‘bens.’

Não só bens históricos, mas geológicos, botânicos, zoológicos, antropológicos, etc. O próprio espaço, as ruas e campos, a cobertura vegetal, a orla marítima, o parque habitacional, as artes e ofícios, etc... A própria memória oral das pessoas e as crenças. Como o vimos fazendo para, entre outros, « Memórias do presépio da Ribeira Grande»,  «Memórias dos moinhos da ribeira Grande», « Memórias da ponte dos oito arcos da Ribeira Grande»,  « Trabalhos do linho», Cavalhadas de São Pedro, bandas de música, artes e ofícios e futebol. Igualmente o arquivo da memória escrita, já existente, ou o oral, a ser constituído/ construído, à medida que formos desenvolvendo pontos temáticos.

 

2.2.1 Exemplos representativos do espaço e do tempo da Ribeira Grande

 

Escolher algo que se considere representativo implica sempre uma opção pessoal, de um grupo ou de vários grupos. Apesar da abertura democrática na constituição de elementos representativos patrimoniais, esta opção não deve  esquecer o estudo sério e aprofundado feito pelos especialistas da área. Não se brinca com a memória.

Contudo, nem só tecnocracia, nem só democracia, deve ser uma democracia tecnocrática. Os exemplos representativos dos bens patrimoniais devem reflectir, sem exclusão, toda a comunidade. Poderá e deverá haver bens patrimoniais de um grupo, de famílias, do todo, etc... A comunidade tem que se sentir reflectida em parte ou no todo. Um consenso entre minoria e maioria quando for necessário. Quem o decidirá? O bom senso. Ainda aqui resistirá o direito à teimosia de ser diferente.

Exemplificar a génese da evolução geológica do espaço da Ribeira Grande, o início do aproveitamento sócio-económico, a viragem ocorrida no terceiro quartel de quatrocentos com a vinda de madeirenses, a elevação a vila, a grande mudança pós catástrofe de 1563/64, etc...

 

2.2.1.1 Desde o solar à casa humilde

 

Assim, ainda exemplificando, a temática “ onde as pessoas viviam no século XIX,” deverá, quanto a nós, ( dimensão subjectiva) glosar a arquitectura, ou seja  o modo como se aproveita o espaço no solar rico, no solar remediado, no humilde casebre, numa abordagem de história antropológica.

 

2.2.1.2 Da fábrica de linho ao moinho

 

Onde trabalharam os ribeiragrandenses, por exemplo, não se exclui o onde trabalham, no início do século XX. Se o quisermos fazer teremos de ‘falar’ do moinho, do tear, das pedreiras, das oficinas, das terras, das quintas de laranja, das bancas de advogado, etc...

 

2.2.1.3 Das mesinhas medicinais às plantas endógenas e outros elementos da dieta.

 

Como curaria a comunidade os seus doentes até ao advento da medicina científica e como estas duas ainda persistem.

 

2.2.1.4 Da reserva natural da Lagoa do Fogo ao centro histórico

 

Entendemos património englobando neste conceito o que habitualmente se designa de património cultural  e natural por considerarmos este último humanizado ou humanizável por duas razões. Ou foi transformado pelo homem ou depende dele para a sua preservação, compreensão e explicação. Ou seja o património usufruído pelo homem. Quer o centro histórico quer a reserva completam-se e esclarecem parte substancial desta comunidade.

 

3. Elementos estruturais deste museu  

 

Basicamente será servido, como todos os do género, por um centro interpretativo e logístico e por diversos núcleos e demais espaços musealizados espalhados pelo território (espaço humanizado concelhio - o dos ‘outros’ - objecto de protocolo especial ).

Haverá outros pequenos centros interpretativos ou de resumo em cada um destes espaços e núcleos temáticos, porém, no centro principal se dará uma visão global e integrada de todo o espaço concelhio.

 

3.1 Centro interpretativo,  logístico e administrativo 

 

Além da sua função interpretativa, a que já aludimos em páginas anteriores, terá a incumbência de gerir todo o complexo museal, desde a parte técnico-científica até à administrativa. É o cérebro de toda a estrutura.

 

3.1.1 Centro logístico

 

Nele haverá  estruturas de apoio tais como a sala de reservas visitáveis com capacidade para albergar o que já possuímos e o que se prevê vir a incorporar no futuro a médio e a longo prazo ( a imagem do adolescente que cresce de dia para dia serve não só de metáfora  como de ideia-programa para o  tipo de espaço que necessitamos, seja para as reservas seja para as demais áreas funcionais. Incluindo as espécies arqueológicas do seu arquivo) , o pequeno auditório multifunções para não mais de meia centena de pessoas ( o espaço do Teatro/ Centro Cultural Municipal  terá vocação para grupos maiores) , a sala de expurgo, a oficina de conservação, a secretaria com sala reservada ao inventário e documentação sobre peças e património, espaço para banco de dados e pequena biblioteca especializada sobre as temáticas estudadas e expostas. Será neste espaço que se organizarão privilegiadamente, em parte, as exposições itinerantes locais.

À parte deverá haver o espaço do Centro de Documentação Municipal ( ou Serviços de Documentação) constituído pelo Arquivo Histórico, Biblioteca, Hemeroteca, Imagoteca, etc..., mais arquivo do Centro de Interpretação, de uma brigada móvel que periodicamente os visitará. [VERIFICAR O QUE FALTA] Verificar-se-á então todas as vertentes do trabalho museal. Por exemplo: “ o ciclo de cerealicultura ao moinho”, deverá ter um núcleo onde se fará um resumo da temática de modo mais focalizado e especializado do que o feito resumidamente no Centro de Interpretação Central. Ficando a sua abertura e interpretação quotidiana a cargo de um funcionário específico a tempo inteiro, ou de um voluntário, ou outra figura que se adeque a cada caso particular.

 

3.2.1.1 Áreas ou partes de percursos musealizados

 

Exemplifiquemos. Nos diversos moinhos musealizados, nos altares de talha, nas oficinas e nos percursos sinalizados exerceremos uma acção muito discreta e leve, consistindo em pequenos apontamentos de informação ou ‘ de ver fazer, ver moer ou mesmo moer.’

 

3.3 Articulação entre eles

 

Far-se-á através do apoio administrativo, técnico, gráfico, da brigada móvel, dos itinerários tanto urbanos como rurais.

 

3.3.1 Administrativos

 

Os serviços centrais estarão, como vimos, no Centro de Interpretação mas os funcionários responsáveis pelos núcleos, guias essencialmente, ou proprietários ou outra qualquer ligação funcional que se venha a estabelecer entre o núcleo, o guia e o centro, estarão nos núcleos.

 

3.3.1.1 Técnica

 

Os técnicos do centro interpretativo terão a responsabilidade de acompanharem e zelarem pelos bens a cargo de todo o ecomuseu. Acudindo aos casos de primeiros socorros ou enviando ou recomendando os diversos bens patrimoniais aos técnicos de conservação e de restauro. Será uma espécie de paramédico de família. É absolutamente vital haver ligação estreita, por exemplo, com o Centro de Conservação e de Restauro dos Açores. Também competirá a eles coadjuvar no estudo, recolha e montagem de exposições tanto permanentes como periódicas, estas últimas sempre com carácter de itinerância pelos núcleos e demais espaço concelhio. Seria bom que estas extravasassem o espaço municipal, transformando-se em intermunicipais.  É um outro modo de rendibilizar as realizações culturais. Ou ainda em outros projectos de animação patrimonial.

 

3.3.1.2 Apoio gráfico

 

Os guias gráficos, as tabelas, os painéis explicativos, toda a sinalização a estabelecer cuidadosamente contribuindo, se bem feito, para estreitar os laços entre o centro e todos os elementos do museu da Ribeira Grande.

 

3.3.1.3 Itinerários

 

Os itinerários são as “veias” imprescindíveis à circulação, à compreensão global do espaço territorial vitais à saúde do todo, seja os no espaço urbano, seja os rurais. Como suporte teremos o Posto de Informação que centralizará este aspecto, os roteiros pedestres e os escritos.

Os percursos serão orientados por pessoas e/ou por suporte gráfico. As visitas guiadas serão feitas por pessoas conhecedoras do concelho explicando percursos temáticos flexíveis estabelecidos e devidamente divulgados.[12] Por exemplo, a ‘ Rota dos vulcões’ - focando aspectos geológicos -, a dos ‘ Moinhos’- focando aspectos  da cerealicultura à panificação, tanto no presente como no passado, urbana - tratando de aspectos arquitectónicos e sócio-económicos, tal como o temos vindo a fazer há anos. O roteiro é igualmente o complemento contextual - repita-se- ao explicado no Centro Interpretativo.

Os circuitos - em graus diferentes- serão apoiados por suportes gráficos, seja os de sinalização- tipo dos encontrados durante os jogos Olímpicos de Barcelona e ainda utilizados, por exemplo, na Museu da Ciência daquela cidade, e/ ou mistos.

A prática e a filosofia do museu do tempo e do espaço, inserido numa determinada comunidade, reforça-se e anima-se com os itinerários devidamente elaborados e acompanhados pela própria comunidade. Assim, quem melhor do que o moleiro para explicar como funciona o moinho? Consubstancia a ideia de que o espaço a musealizar extravasa, diríamos, obrigatoriamente, o espaço do(s) edifício(s) do Centro de Interpretação.

 

4.0 Mais pormenorizado e concreto. Reflexão sobre o que já  foi feito.

 

Tentaremos discutir os avanços e os recuos do que tem sido feito.

 

4.1 Exposição de arranque

 

Já o fizemos por diversas vezes e em vários locais, todavia é importante repeti-lo pelas razões apontadas na introdução.

Ao nosso plano inicial de museu, à nossa estratégia, juntou-se as recolhas de emergência, umas por nossa iniciativa, outras, porém, da iniciativa de vários cidadãos, alguns dos quais membros da comissão instaladora desta instituição. Neste caso inclui-se a ‘Latoaria de Mestre Deodato Cavaco, a Sapataria de Mestre Manuel Morais da Costa’ e, em parte, parte da secção de azulejaria, cerâmica e arqueologia.   

Uma das críticas mais persistentes que nos têm feito é a de que, apesar desta última ser uma boa exposição, pouco dirá ao concelho.

Está bem exposto, atrai muita gente, mas deveria estar na vila da Lagoa. Porquê? Porque o ‘nosso’ concelho não tem tradição de fabrico de azulejo e de cerâmica. Certo, porém, assim sendo não teríamos o ‘Tríptico de Santo André’ por não ter sido feito cá, nem teríamos a imagem de ‘São Vicente Ferrer’ porque foi feita algures e, já agora, porque o santo é espanhol e aí por diante, pelas mesmas razões. O que não está certo, nem correcto.

E, se levássemos este argumento ao extremo, não haveria televisão porque os televisores são, na origem, alemães, japoneses ou norte-americanos; não teríamos carros por serem franceses ou coreanos... O que não seria igualmente correcto. Ou o pretendido museu do Emigrante ( ou Imigrante) ficaria esvaziado pois, tanto quanto sei,  só possui por enquanto as ofertas feitas ao anterior Presidente do executivo açoriano, nenhumas ou poucas feitas na Ribeira Grande. Para sermos mais correctos dever-se-ia talvez chamá-lo de Museu de ofertas da presidência X.

Toda a recolha de Calouste Gulbenkian exposta no museu da Fundação do mesmo nome seria de devolver às suas origens. O mesmo se diria das colecções do Museu Metropolitano de Nova Iorque, do Museu Britânico, do Louvre, do Hermitage de Moscovo, etc...

Ou no caso da ilha de São Miguel, toda a pintura e arte religiosa, ou grande parte dela, toda a azulejaria anterior à Lagoa, seria devolvida à procedência. Ora os museus têm nascido de muitas e variadas maneiras. Pela recolha do coleccionador, do investigador, do diletante, pela reunião de peças reunidas num dado local de âmbito nacional, local ou nacional.

A nossa colecção de azulejo, arqueologia e cerâmica, tem tanto direito em estar aqui, como as demais. Ela tem essencialmente duas origens e surgiu em duas ocasiões distintas. Primeiro foi feita a recolha arqueológica de exemplares azulejísticos encontrados no concelho, nomeadamente as espécies do século XVI a XIX, sem dúvida a melhor parte da colecção, com a colaboração interessada da comunidade. Recolhemos, estudámos, apresentámos e expusemos com a colaboração de muita gente. Seguiu-se, quase sempre espontaneamente por parte do público, a  doação significativa de peças azulejísticas e cerâmicas que enriqueceram a colecção. Além do mais, coube-nos dar uma visão global do azulejo e da cerâmica desde o século XVI até à actualidade. Algumas ofertas surgiram de fora do concelho, como todo o núcleo de Sacavém, ou alguns lagoenses, alguns mesmo do continente português.

Bastaria tão-só o que acima se disse para o justificarmos, tanto mais que toda a recolha foi acompanhada de estudo ( cada um dos núcleos crono-temáticos foi objecto de apresentação nos encontros sobre azulejaria no palácio Fronteira, em Lisboa), mas acrescentemos-lhe o facto de a Ribeira Grande ser , tal como a Madeira para a pintura flamenga, um grande centro consumidor de azulejo e de cerâmica produzida na Lagoa. Pelo menos a julgar pelo que sobreviveu. E é desde há pouco produção cerâmica e azulejar própria. O museu também está virado para o futuro da comunidade. Além de tudo isso, fizemos recolhas de urgência já que a construção civil e a disseminação do uso do plástico estão a alterar radicalmente a decoração utilitária dos lares do nosso concelho. Que fazer? Salvar.

Todavia, para os poucos que fazem desse pseudo óbice, diríamos pretexto, para favorecerem o adiamento da imprescindível definição legal do museu, diremos que tal razão não colhe nem tem qualquer justificação técnico-cientifica, nem tão-pouco, no fundo, afectiva, já que a comunidade se revê nela.  Mesmo na hipótese de tal secção, em parte ou no seu todo, não vir a integrar a explicação da vida do concelho, ainda  assim, a colecção ajudou a cumprir, com o presépio e outras realizações, um objectivo bem definido: chamar gente a um edifício, até então de costas voltadas para a comunidade, e de lhe despertar  o interesse pelos seus bens patrimoniais.

O núcleo do azulejo, de cerâmica e de arqueologia, além do mais, serve para ilustrar múltiplos aspectos da vida no concelho, além de valer pelo que vale em si mesmo. A este respeito veja-se o que dissemos sobre o objecto contextualizado. ( objecto da nossa tese de mestrado)

Quer a supradita secção, bem como a do presépio, funcionaram propositadamente, com sucesso, como pólo atractor da comunidade local. Sem eles, decerto seria mais difícil consegui-lo.

 

4.1.1 Reservas visitáveis

 

Além do presépio, caso exemplar de uma peça  em crescimento apesar de já incorporada em museu ( conforme se explica em livro lançado no dia 16 de Dezembro deste ano intitulado “ Memórias do presépio da Ribeira Grande”) e da secção ou núcleo de azulejaria, arqueologia e cerâmica, todos os demais, e de acordo com a nota afixada à entrada das exposições, estão inseridos numa área que designámos de reserva visitável.

São conjuntos temáticos, por exemplo, Latoaria, que pertenceram a um só proprietário, a Sapataria de Mestre Manuel Morais da Costa, a Carpintaria de Mestre Artur Faria, Latoaria de Mestre Deodato Cavaco e a Barbearia de Mestre Manuel de Medeiros Cabral ( de Ponta Delgada- esta não deveria ser aceite?).

O conjunto da tecelagem forma  um grupo compósito de objectos que pertenceram a diversos proprietários. Ambos os conjuntos foram objecto de estudo, de recolha sistemática e foram expostos em situação de modo o mais realístico que o espaço continente permitiu. Todos já foram objecto de trabalho ao vivo por artesãos da especialidade. Nestes se incluem o presépio e a azulejaria. Todavia, todos poderão ser objecto de uma nova exposição quando se implementar o Centro Interpretativo.

 

4.2 A animação

 

A animação entendida como o dar ‘alma ou dar vida’ a um projecto aproximando-o da comunidade e vice-versa.

 

4.2.1 O fazer falar humana e contextualmente os bens patrimoniais

 

Demos formação de guia ao nosso pessoal, a partir da sua experiência vivencial adquirida no apoio à montagem das exposições e explicação das mesmas. Privilegiamos a explicação verbal como suporte preferencial às tabelas clássicas. Pretende-se dar a quem nos visita o testemunho vivo de quem reside neste espaço, tanto mais que muitos dos percursos propostos têm sido feitos por voluntários especialistas em cada uma das áreas temáticas. Assim tivemos e teremos os moleiros para os moinhos, o historiador de arte...  É uma filosofia baseada no princípio caseiro da dona de casa que recebe visitas. O utente é recebido como visita e não como utente. Não estamos grandemente interessados no ‘déficit’ de troca, mas gostaríamos de receber as suas impressões em troca.

Tal foi também feito pelos mestres que trabalharam nas diversas tendas e nos materiais aqui expostos. Ou, como se disse, pelos guias funcionários, ou elementos do M.E.F.E. ou da O.T.L. . Tais iniciativas tiveram êxito. O sucesso do acolhimento aos visitantes com chá, biscoitos, prova de outros produtos locais e muita disponibilidade para ajudar os outros, seja para arranjar um local para almoçar, a próxima caixa automática multibanco, mede-se pelas críticas globalmente positivas nos meios de comunicação social  ou pela correspondência trocada pelos que já nos visitaram e nos recomendam a amigos e enviam prendas e convites para os visitarmos. Alguns destes convites foram aceites por pessoal nosso.

Sucesso parcial, se considerarmos o exagero dos ‘ biscoitos’, com razão criticados nas colunas de diário local de setembro último. Porquê?

Com vários projectos a decorrer e sem um número suficiente de funcionários experientes e treinados para enquadrar os funcionários temporários e perante os grupos organizados pelas agências, um dos elementos do vasto programa proposto para a animação estival tomou preponderância por ter caído nas graças dos turistas. Subentenda-se turismo de massa. Não se conseguiu reagir a tempo. Como resultado, os agentes de turismo pressionaram-nos no sentido de continuarmos e o comércio local, sentindo-se lesado, pressionou-nos no sentido oposto.

Queremos crer que tal se deveu igualmente ao facto de vários artesãos terem falhado os seus compromissos, empurrando-nos para o recurso mais cómodo e apetecido: os biscoitos. Terá de haver mais diálogo com os agentes de turismo. Tem causado graves perturbações a todas as funções do museu. Com um corpo reduzido de pessoal, como vimos, sem grande experiência, ainda assim, absorvido a fazer grandes quantidades de biscoitos para grandes grupos de visitantes, deixaram a casa e as colecções à responsabilidade do guia de turismo. Não foi possível, no meio do afluxo estival, inverter esta situação, conseguimos tão -só minimizar o abuso e fazer passar a alguns agentes envolvidos, comerciantes e guias, com muito pouco sucesso, a nossa mensagem. Alguns ameaçaram não mais cá porem os pés, outros, porém perceberam a situação. Além de a casa ficar totalmente devassada, o pessoal que deveria estar a executar outras tarefas na área do nosso projecto museológico, ( como a protecção das colecções, etc.) todos sem distinção, contínuo, auxiliar administrativo, todos, andavam a fazer biscoitos, lavar loiça e a servir chá e licor a grandes grupos de turistas a caminho do almoço nas Caldeiras da Ribeira Grande.

Funcionou menos mal com grupos pequenos organizados pelas agências e bem com grupos autónomos familiares e bastante mal com os grupos grandes das agências. Aliás será sempre difícil conciliar, para não dizermos impossível, a filosofia do turismo de massa com os nossos objectivos de acolhimento personalizado. Não será de excluir, já o temos tentado, a organização de circuitos alternativos.

 

4.2.2 Fazer falar os bens patrimoniais ( externos)

 

Por bem patrimonial externo, a fim de sistematizarmos as nossas ideias, convencionámos entender todo aquele que não estará exposto no Centro de interpretação ou nos demais núcleos.

 

4.2.2.1 Roteiros

 

Desde o ano de 1986 que vimos fazendo visitas guiadas e/ou levando ao exterior os bens patrimoniais contextualizados do Museu da Ribeira Grande.

Inclui-se neste esforço as cantigas ao desafio, as palestras e colóquios, os circuitos pedestres a diversos edifícios, espaços não edificados, exposições temáticas, itinerantes ou fixas. As dificuldades e carências logísticas impediram o investimento mais sistemático na itinerância.

Consistiu, no caso do presépio movimentado, pelo seu carácter peculiar de atracção de multidões na quadra natalícia, pelo perigo do seu desaparecimento em privilegiar o seu estudo e  divulgação. O mesmo diremos dos Moinhos de Rodízio, do Arcano Místico e de outros bens patrimoniais tais como a Igreja do Espirito Santo. O método seguido tem sido, grosso modo, o mesmo: estudo, recolha, contacto estreito com a comunidade, exposição, criação de banco de dados e de um circuito externo complementar.

Foram circuitos temáticos, no caso de grupos escolares, quase todos antecedidos por introdução no museu. Por exemplo algumas das acções de sensibilização ao Arcano Místico foram antecedidas por três horas lectivas, em três dias diferentes, nas quais foram projectados diapositivos, apresentado o contexto da biografia da autora e do seu tempo. Depois da visita ao exterior, incluindo casas onde residiu e espaços que frequentou ou  a que esteve ligada, os visitantes deram as suas impressões oralmente, uns, e por escrito, outros.[13] Este modelo tem sido igualmente seguido para outras áreas temáticas. Nem sempre, porém ,as escolas, dado o seu apertado calendário, conseguem entrar neste esquema. Iremos tentar concertar acções no início do ano escolar. Todavia, tudo isso terá de passar, em primeiro lugar, pela assunção da existência legal e da infraestruturação de um projecto patrimonial e de memória.

Tudo isso ( os percursos) constituiu mais um passo em direcção ao museu, pois insere-se na sua filosofia. Depois de termos experimentado vários percursos, no verão de 1992, guiado por António Valdemar, ensaiou-se um circuito concelhio alternativo ao das agências de Ponta Delgada visando essencialmente o património histórico. Este verão aprofundámos, em colaboração com o programa da O.T.L., os circuitos  pedestres rurais e urbanos. No primeiro caso, será necessário arranjar uma solução mais sintética, no segundo, alargá-lo no tempo e no espaço. Em ambos os casos será necessário estruturá-los.

Julgamos ser oportuno tentar envolver os “Amigos dos Açores” que não só têm os seus percursos editados em folhetos como têm programas de visitas pedestres guiadas. É necessário organizar tematicamente mais percursos dirigindo-os a pequenos grupos, tentando oferecer uma alternativa credível ao turismo massificado prevalecente na filosofia e na prática quer das entidades privadas quer públicas. Trabalhar com o turista da terra, de toda a ilha e com as escolas.

 

4.2.2.2 Gráficos

 

Para os percursos é essencial uma sinalética mínima e cuidada que oriente e facilite a circulação entre todos os trajectos propostos, a Casa da Cultura, museu e demais pólos. A  sinalética existente foi literalmente arrancada a ferros. Não existindo legalmente o museu que nome poderíamos colocar nas placas?[14] Tal deu azo a uma pequena e caricata crise interna.[15] Ainda assim, apesar da nota interna posterior a que já aludimos, a p[Verificar o que falta r. eco-] ao pessoal do M.E.F.E e da O.T.L. , envolvendo elementos inexperientes e temporários, não é suficiente. O que torna impossível qualquer continuidade. Está também encerrado aos fins de semana e em três estações  do ano o que dificulta ainda mais o seu trabalho. Se se justifica o encerramento no período não estival, até porque o serviço passa a ser feito na Casa da Cultura, não se justificará o mesmo aos fins de semana já que é durante este período que muitos, da terra e de fora dela, estão mais disponíveis para visitar o concelho. A julgar pela tendência verificada nos últimos dois anos. O utente-tipo do posto de turismo não é o que aparece integrado nas agências mas o independente. Com o aprofundar do museu este papel terá de ser reforçado.

Verifica-se outro impasse com o posto. Estando situado estrategicamente, a fim de atrair visitantes à Casa da Cultura, no local minimamente retocado das bilheteiras do desactivado Teatro Ribeiragrandense, em pleno centro da cidade, a escassos 200 metros da Casa da Cultura, pretende além disso ser um apoio aos visitantes que não vêm pelas agências de turismo.

Funciona satisfatoriamente junto dos visitantes de língua portuguesa e mal com os restantes. A comunidade compreende, mas reclama com razão outro tratamento, a tutela queixa-se igualmente com razão do desinteresse das entidades regionais ligadas ao turismo. Exceptua-se o apoio sobretudo gráfico e de encaminhamento da Delegação do Turismo em Ponta Delgada. Segundo consta, conta-se construir a médio prazo um posto de turismo condigno e infraestruturá-lo capazmente.

 

4.3 Estudo e divulgação

 

Para além do que já foi dito na “Rede museológica na (e da) Ribeira Grande e desenvolvimento de uma comunidade nos Açores: uma proposta de museu de identidade regional I”, fizemos novas exposições, exposições  mantidas fixas pelo interesse do público ( outra forma de estar com a comunidade), exceptuando o presépio, a partir de uns cinco anos, para readquirir o velho espírito inicial e a conselho dos que o fizeram e do público, anualmente renovado. Após o estudo e a sua divulgação museal temos tentado, nem sempre com sucesso, a sua divulgação escrita. Este é um princípio elementar que nunca deverá ser esquecido: não pode haver exposição sem investigação. A divulgação tem sido feita de várias formas começando pela exposição em si mesma. ( comunicar/dialogar permanentemente com a comunidade é a forma vital deste projecto) e todo o suporte gráfico explicativo, passando pelo ponto da situação publicado em periódico, em menor escala, infelizmente, em livro, não esquecendo as aulas, os diaporamas, as entrevistas e os congressos em que participamos. Sendo o conhecimento um processo, sendo o museu um local gerador de conhecimento, ao estudo e à investigação deve seguir-se obrigatoriamente a troca de experiências. A publicação é um dos modos de tentarmos este diálogo. Em todos os trabalhos deixamos sempre um último capítulo intitulado  ‘Em aberto’, sobretudo porque este trabalho , para ser frutuoso, terá de ser um  diálogo interdisciplinar. Os especialistas também são os mestres dos diversos ofícios.

Publicámos três trabalhos, um intitulado «Memórias do presépio da Ribeira Grande», outro « As Memórias da ponte dos oito arcos da Ribeira Grande», ainda outro

« Memórias dos Moinhos da ribeira Grande: um percurso pedestre à terra dos Moinhos de água»   e  temos um outro, em fase de pesquisa, sobre “ As memórias do desporto na Ribeira Grande.” No caso da ponte dos oito arcos, propomos a integração daquelas infraestruturas não só nas demais oitocentistas mas no espaço da chamada Cova do Milho, onde se musealizará dois moinhos de água.[16] Publicou-se há já alguns anos, com a colaboração de vários elementos locais, anualmente revisto, corrigido e acrescido, um roteiro turístico concelhio. Foi a primeira vez que tal sucedeu já que dantes falava-se quase exclusivamente da sede do concelho. 

A dificuldade em publicar, por um lado a obrigatoriedade em o fazer, por outro, as interpretações incorrectas que daí possam advir, outras ocupações, têm-nos refreado e levado a descurar este ponto.

 

4.4 Levantamento dos bens à nossa guarda

 

A par e passo completou-se a inventariação das peças museológicas. Tememos legitimamente a ruptura pelo facto de não haver continuidade do pessoal que fez o levantamento. Levantamento, desde 1983, da memória colectiva oral por forma a musealizar as colecções que já temos e a explicar as histórias destes espaços. O mesmo vimos fazendo em relação aos documentos escritos, publicados ou arquivados, ou nos jornais que se publicaram na Ribeira Grande ou artigos sobre a Ribeira Grande. Também aqui tememos pela continuidade pelo facto de não termos o estatuto de investigador e de termos de nos afundar cada vez mais em aspectos administrativos também necessários. A solução passa pela elaboração de um quadro funcional adequado a estes objectivos.

 

4.5 Esforço de infraestruturação e de definição

 

Enquanto se avançou insatisfatória e confusamente na infraestruturação nada se fez no capítulo da definição.[17]

 

4.5 Museu

 

Porquê? Porque é a única maneira correcta, com provas dadas em outros locais, de desenvolver um projecto patrimonial de memória. Porquê um museu de identidade? Por ser, quanto a nós, dado a nossa especificidade, a melhor maneira de envolver todo o espaço, tempo e comunidade concelhia.

Porquê, então, a morosidade na sua definição? Será que o não temos explicado devidamente? Em parte. Será que não nos têm querido entender? Em parte. Além de ser um  projecto novo.

Há, todavia, ao longo destes longos e difíceis, nalguns casos incompreendidos, onze anos de esforço, diferenças notórias entre a atitude do público e da administração. Parte substancial do público, constituído por todos os grupos sociais da área urbana, menos os da área rural, estamos em crer, dificuldades logísticas não nos têm permitido efectuar um trabalho mais aturado naquelas áreas, refere-se ao seu museu participando nele com visitas, ofertas, sugestões e ajuda em trabalhos de pesquisa ou visitas guiadas.

No início havia quem discordasse da existência de um museu na cidade da Ribeira Grande por já existir um em Ponta Delgada. A este, essencialmente a opinião de um influente residente de Ponta Delgada trabalhando na Ribeira Grande, respondemos que tal como na Idade Média a igreja e a praça eram equipamentos urbanos  necessários, uma cidade de hoje necessitaria também de um parque cultural, desportivo e industrial.[18]  

Outro, residente naquela cidade mas trabalhando nesta, ainda mais influente que o anterior, era da opinião de que nós não dispúnhamos de colecções ricas, subentendendo-se pintura, escultura, etc., que justificassem um museu. Tratava-se da posição da ‘ditadura da obra-prima.’ Quando muito uma ou outra sala com espécies etnográficas. Isto numa altura em que a própria administração regional alterara a

‘ obsoleta sala etnográfica.’[19]

 Ainda outro, natural de cá, mas vivendo no longínquo oriente, mestre de muitos de nós, dizia que as “coisas etnográficas” como suscitassem evocações da dureza/aspereza dos tempos felizmente idos, não conseguiriam despertar interesse entre a comunidade.

Mais outro, com grande responsabilidade na administração local, nem sempre em sintonia com os demais, hoje um proponente de um outro museu, achava pura e simplesmente que o “museu” era uma traição ao espírito inicial da Casa da Cultura.

Não nos referimos a opiniões que, por roçarem o insulto pessoal e não trazerem nenhuma questão palpável, nada adiantariam a esta discussão.[20]

Entretanto a Comissão Instaladora da Casa da Cultura, reunida a nosso pedido quando tomámos posse em 1986, apesar da sua ambiguidade programática, deu-nos luz verde para prosseguir o trabalho de recolha iniciado pela nossa antecessora, Dr.ª Piedade Lalanda, a quem tinham dado instruções, exaradas em acta, para instalar um museu etnográfico.

Ninguém igualmente recusou ofertas de espécies museológicas, contratou-se um conservador de museus, ou um director da Casa da Cultura, como vem em acta, e uma auxiliar de museografia [sic]. Alguns membros da Comissão tomaram a iniciativa de recolherem ofertas.

A legislação que  em 1993  criou a Divisão de Acção  Sócio-Cultural não contemplou a existência legal nem do museu nem da biblioteca já existentes, não se atendendo assim ao alvitre e à chamada de atenção por parte do conservador de museus responsável e responsabilizado por aquelas colecções.[21] Por esta altura já o museu era anunciado nos meios de comunicação social, o horário de abertura era cumprido até aos fins de semana, vínhamos em guias de turismo e existiam placas de sinalização com o nome museu. Acabou-se com o lugar de auxiliar de museografia, depois de se ter permitido ao conservador frequentar um curso de mestrado e de museologia pôs-se a posição a extinguir quando vagasse e pretendia-se encerrar algumas das secções museológicas mais visitadas em pleno período estival. [22]

 

 Porque não deve continuar esta situação  

 

Em primeiro lugar, porque não podemos continuar com este desassossego nem perder mais tempo. Depois, porque temos bens patrimoniais já musealizados à nossa guarda, tendo outro tanto à espera de ser incorporado, temos de facto o museu e os serviços de documentação. Não se trata de acabar com o projecto da Casa da Cultura, projecto interessante e necessário, não se trata sequer de querer a todo o transe fazer o museu no espaço do solar de São Vicente Ferreira, outro espaço servir-nos-á à mesma, trata-se de reconhecer o que já existe e o que sempre se quis fazer. O programa da Casa da Cultura terá oportunidade para se concretizar em pleno no, esperemos dentro em breve, Centro Cultural, no espaço do Teatro Ribeiragandense, hoje Teatro Municipal.

Existe uma razão urgente que temos de atender sob pena de suscitar novas e indesejáveis ambiguidades. É nosso dever alertá-lo. Está-se a propor a ampliação do espaço do edifício do solar de São Vicente Ferreira para nele receber e expor colecções museológicas dispersas, está-se inclusive, segundo me informaram, a lançar a público um concurso de ideias para o mesmo, havendo, pois, necessidade de dizer aos arquitectos, que desejam concorrer exactamente e sem ambiguidades, o que se pretende para o novo espaço. Para albergar novas colecções museológicas, deixe-se passar a verdade palissiana, os arquitectos têm de ter um programa museal dado por um museólogo. Para isso serão necessárias duas coisas:

1- que o museu seja reconhecido.

2- que o museólogo trabalhe de perto com o arquitecto.

 Como poderão projectar correctamente se não lhes dissermos que é um museu e não uma Casa de Cultura. O especialista do trabalho museal é o museólogo.

Em terceiro lugar, não pela sua importância, porque a nossa proposta de museu da Ribeira Grande, publicamente apresentada em 1995, a pedido da autarquia, alicerça-se/ fundamenta-se nas razões da criação de um parque cultural coerente para o concelho,[23]

tão legítimo e coerente como o parque industrial e o parque desportivo. É um dos elementos imprescindíveis ao desenvolvimento harmónico de toda a comunidade. Mas a criação de um museu não deve ser uma tarefa leviana.

Trata-se de sistematizar algumas iniciativas. Sistematizar e integrar o que se fará no Teatro Ribeiragrandense com o que se fará nos museus do Arcano e outros.[24]

Trabalhar nesta área patrimonial exige, tal como em arquitectura, medicina, etc. ,  conhecimentos técnicos e planeamento, não podendo somente haver considerandos políticos, pois o desenvolvimento global de uma comunidade assim o exige e o bom senso aconselha.

O percurso dos Serviços de Documentação e do museu terá, ao exemplo do que se passou em Angra neste século, de autonomizar-se um do outro e adquirir, cada qual, um estatuto de maioridade técnico-administrativa ( a tentação do poder tudo controlar e centralizar tem sido causadora de recuos neste processo).[25] Assim não sendo o museu abafará a biblioteca ou vice-versa. Veja-se o que tem acontecido na Ribeira Grande. A biblioteca da Gulbenkian engoliu a municipal. Que nos sirva isso de tema de meditação.

 

4.6 Esforço de formação

 

É um outro falhanço, dadas as circunstâncias, inevitável. A não ser corrigido quanto antes, fará acabar tudo o que tem sido feito e abafará tudo o que se pretende fazer.

Já nos referimos à auxiliar de museografia e ao conservador que tem exercido, “in absentia” e a contragosto a pedido da administração, a área administrativa, com custos também técnicos. A primeira foi reclassificada como técnica de animação cultural não sendo substituída no cargo, deixando assim ao abandono cerca de 2000 peças museológicas, isto mercê da equiparação a bolseiro, enquanto o conservador estava a frequentar um mestrado em Lisboa. A técnica de B.A.D. que fugazmente nos apoiou nos serviços de Documentação fora requisitada para serviços administrativos e uma funcionária não qualificada que apoiara aqueles serviços ficara exclusivamente apoiando a animação cultural deixando-se toda  a área documental ao abandono.[26]

Em onze anos terá havido provavelmente uma única fugaz acção de sensibilização a estas áreas profissionais. A assinatura da revista “Museum” foi suspensa e não se contemplou o pedido de adesão ao ICOM e à APOM. Tentou-se debalde que a referida auxiliar técnica fosse frequentar um curso. Fomos fazendo formação enquanto íamos montando as exposições e em sessões que fomos desenvolvendo. Não conseguimos, por falta de verba, captar alguns dos formados de um curso do F.S.E. , na área  aqui ministrada, em que participaram diversos especialistas, frequentado por um dos nossos funcionários.

Para introduzir alguma maturidade na equipa inicial, e como veio a propósito, aceitámos o concurso semi-voluntário de um reformado com largo conhecimento da área. Já tínhamos experimentado anteriormente com outro igualmente com sucesso. Mais tarde veio a falhar, no primeiro caso por ter tomado outra opção, no segundo, por ter sido aproveitado pela administração.

Só temos, além do auxiliar de animação cultural, dois auxiliares sem qualificação específica. Infelizmente espalhou-se a ideia de que para a Casa da Cultura, tal como as peças inúteis de museu, deveriam vir pessoas em fim ou em princípio de carreira, criando assim problemas de continuidade.

Entretanto temo-nos socorrido de elementos da OTL e do MEFE. Enquanto o primeiro programa envolve estudantes em férias por um período de mês, mês e meio, essencialmente do ensino secundário, jovens com o máximo de 20/21, exceptuando-se os dois  universitários do verão passado,  exigindo atenção e acompanhamento redobrado e pessoal qualificado para o efeito, o segundo, formado por jovens à procura do 1º emprego, com a duração de um ano, normalmente sem qualquer formação específica, exigem o mesmo empenhamento. Damos formação a muito custo, sem conseguirmos contratar os melhores elementos.[27]

O busílis da questão reside no facto de termos, presentemente quatro pessoas do MEFE para outros tantos funcionários fixos, com outros tantos problemas complicados de sensibilidade e de comportamento ( o voluntário reformado acabou por não se dar com alguns dos funcionários e vice-versa) e não haver uma coluna vertebral experiente que possa enquadrar, sem grandes sobressaltos e com vantagem mútua, os menos experientes com os mais experientes.

A solução da formação ( tema de um trabalho nosso apresentado nas bodas de prata da APOM, na cidade do Funchal em 1989) não residirá pois, parece-nos, na continuação do MEFE, mas do aproveitamento dos seus melhores elementos, enquadrando-os por pessoal mais experiente, devidamente reclassificado de outras áreas do município

( aproveitando-se a informatização de outros serviços) e formado. Já que, segundo se diz, dificilmente se poderá contratar mais elementos.

A partir de uma base humana já conhecida, que, no nosso caso, consistirá, pelo menos, de um responsável administrativo, um responsável intermédio para o espólio museológico,  uma auxiliar de animação, um responsável intermédio e superior para os serviços de documentação, um contínuo experiente e uma auxiliar de limpeza, partiremos para a formação específica na área patrimonial.

 

4.7 Serviços de Documentação

 

Deve seguir autonomamente do museu. Até agora temos recolhido e salvo o que sobreviveu da Biblioteca Municipal quando esteve instalada no edifício da rua de Nossa Senhora da Conceição. Com a entrada da Biblioteca da Gulbenkian o município  errou julgando que fazia  bem. Fez bem em abrir as portas à Gulbenkian, fez mal ao relegar para o esquecimento a biblioteca municipal que já existia desde meados do século XIX e que tinha sido remodelada sob a presidência do Dr. Lucindo Rebelo Machado. Até porque a política de aquisições da Gulbenkian é de âmbito nacional, sem atender grandemente, como é óbvio, aos particularismos locais. ( Nossa proposta no catálogo da exposição bibliográfico-documental de autores do concelho) Os moldes em que a política de aquisições se deve orientar, aí propostos, têm servido de base para a constituição do nosso espólio. Assim procedemos a uma campanha de angariação de espécies documentais, recebemos alguns fundos de oferta, iniciámos a classificação da hemeroteca e da biblioteca e, com graves lacunas, ainda assim demos ao público a possibilidade de consulta. Tentamos, debalde, separar os arquivos histórico do corrente, procedemos a algum trabalho de recuperação nos arquivos da Matriz, Conceição, Ouvidoria e Santa Casa da Misericórdia, e temos sensibilizado em público e em privado as entidades competentes para dar atenção a este serviço.[28]

Para rendibilizá-lo o melhor possível, nas condições actuais procedeu-se primeiro a uma triagem selectiva daquelas espécies julgadas mais procuradas. Para ir ter com o público e disponibilizar os periódicos, durante mês e meio, no verão transacto, levámos a leitura até ao jardim municipal. 

Hoje não temos condições para prosseguir. Recebemos ainda livros, todavia, por prudência, evitamos adquirir outros. Estamos, pela primeira vez, desactualizados. Não vale a pena continuar, nestas condições, a tentar servir o público, sobretudo estudantil e investigadores ( há anos que vimos alertando para o facto de o local e o modo como o grosso do espólio  pode pôr em risco a segurança de todo o edifício)

Este espólio, encontrando-se no mesmo edifício do museu, decerto morrerá ou fará morrer o museu. Em artigo de 1988, sobre os arquivos, opinámos sobre a necessidade de um arquivo no chamado “Parque Cultural” e deste para o desenvolvimento integrado. Não poderá haver verdadeiro desenvolvimento sem tais infraestruturas.

 ( Veja-se nosso artigo sobre Rennes e Bordéus. )

Contratámos um técnico superior de B.A.D. que, coadjuvado por uma funcionária do programa PROSA está neste momento próximo de atingir a informatização de 1000 títulos dos quase 10 000 livros dos Serviços de Documentação, e que procederá à regulamentação de acesso  aos mesmos. Não falando das outras espécies documentais. Está-se a estudar a digitalização do núcleo de vereações.

 Porém, para que haja continuidade deverá ser disponibilizado um espaço autónomo ( o local da Junta de freguesia e áreas adjacentes, ou as antigas instalações da Caixa Agrícola, ou o antigo espaço do Externato Ribeiragrandense, etc.) e pelo menos um técnico intermédio. Não nos podemos, de outro modo, responsabilizar pelos serviços de documentação.

 

5  O que há a fazer ?

 

Para além do que já foi anteriormente referido e para não nos repetirmos em demasia.

 

5.1 Definições, criar legalmente o museu e infraestruturá-lo formando pessoal.

 

Ou melhor criar no papel , em primeiro lugar, o museu da Ribeira Grande, em segundo lugar, discutir o modelo de museu proposto.

Não deve haver museu sem programa museal. De outro modo não se poderá trabalhar a sério nesta área patrimonial. Dar-lhe as competências próprias de qualquer museu tal como estão consagradas pelo ICOM e pela APOM.

 

5.2 Definir, criar, legalizar, infraestruturar e formar o pessoal do Serviço de Documentação

 

A Biblioteca Municipal nunca foi extinta, mas há que adaptá-la à nova filosofia dos Serviços de Documentação, bem como às novas técnicas de informática. Há que encontrar um espaço adequado para albergar a colecção existente.

 

5.3 Centro de Interpretação 

 

Achamos que, não sendo o contrário invulgar, caso do museu da Lagoa, deveríamos começar pelo Centro Interpretativo Central no espaço do solar de São Vicente Ferrer. Por conseguinte, é necessário que o museólogo acompanhe de perto o trabalho do arquitecto para a ampliação anunciada daquele espaço. Mas, antes disso, e também por causa disso, é necessário legalizar o projecto pelas razões já atrás expendidas.

 

5.3.1 Reservas

 

Espaço imprescindível ao Centro Interpretativo, porquanto existem muitas peças oferecidas em casa dos doadores ou em lugares  menos próprios. ( Veja-se o caso lastimável da garagem e o modo como nela se encontram a adega, a oficina de ferreiro ferrador, o resto da sapataria, todo material cinematográfico da Esplanada Peixoto e espólio oferecido pelo sr. Joaquim Morais ). Acresça-se a estes, o espólio de uma farmácia. Tal espaço tem de ser executado de modo que sirva tanto as reservas visitáveis como as não visitáveis e que esteja situado num espaço de fácil acesso e de manuseamento das peças para o local das exposições. Deverá ficar situado, dadas as características, num edifício feito de raiz. Também é necessário pelo facto de não irmos expor tudo o que possuímos ou viremos a ter no futuro. Apesar da nossa filosofia de deixar as coisas nos seus locais originais, sabemos que nem sempre tal é possível. Veja-se os casos da Latoaria, Ferreiro Ferrador, Sapataria e Adega.[29]

Espaço generoso, amplo e aberto, tal como vimos, entre outros locais, no Museu Nacional de Etnologia, tem de ser acessível, repetimos, ao elevador, ou monta cargas, à entrada de serviço, à câmara de expurgo ( veja-se a Gulbenkian) e à oficina de inventariação e de conservação.

 

5.4 Museu do Arcano

 

Será um museu da paróquia de Nossa Senhora da Estrela[30] e deve reflectir a paróquia, devendo-se aliar cooperativamente, de igual para igual, ao museu da Ribeira Grande.[31]

Por já termos feito o estudo da vida e da obra da autora do Arcano Místico, figuras centrais da exposição permanente e pretexto para os circuitos urbanos complementares temáticos, tal como vem sugerido na tese que apresentamos.[32] Já há uma Comissão Instaladora, existe uma pequena verba da autarquia para recuperar a casa  que pertenceu à autora do Arcano que, há um ror de anos, foi adquirida com dinheiros públicos. Todavia ainda há tramitações que não foram infelizmente resolvidas. Iremos, pelo menos essa é a nossa intenção, iniciar a última fase de sondagens arqueológicas ao interior e exterior do edifício em questão. Depois, antes, ou concomitantemente, tanto fará, um arqueólogo, um arquitecto, o museólogo e um engenheiro trabalharão em conjunto para acertarem a intervenção adequada àquele imóvel e àquele programa museal.

 

5.5 O museu do Moinho ou o núcleo do Moinho do museu da Ribeira Grande

 

Mostraremos no espaço da Cova do Milho ( hoje Parque Infantil Municipal), a exposição da “ Cerealicultura à farinação”[33] e mostraremos o aparelho motor completo com a possibilidade de se poder trabalhar num dos dois moinhos existentes, tal como já se faz no Seixal. Ver fazer e fazer conversando com o moleiro. Toda a área deverá ser sinalizada. Situa-se num  pequeno espaço o que facilita a visão rápida de todo o processo de fabrico. Tem este museu vocação para ser um Centro Interpretativo regional de molinologia.[34] No Centro Interpretativo Central propor-se-á um resumo desta problemática e um banco de dados. Aliás este também será o esquema para os demais núcleos,  ressalvando as especificidades de cada temática. No centro interpretativo local deve constar as sugestões para a visita a outros moinhos, não só na área urbana os da Condessa, com cujos proprietários se deve estabelecer protocolos, ao exemplo do que se tem feito em outros locais, os da Ribeira estão exemplificados pelos da Cova de Milho, ou outros do concelho e fora do concelho. Porque não haver acordos de cooperação com os moinhos de maré de Corroios, no Seixal, ou entre outros, o Moinho do Sargento, em Mértola ?

Aliás esta filosofia expositiva temo-la tentado, debalde, desde 1986, para o caso da Latoaria, etc., sem sucesso devido á pressão imobiliária.

Por o não termos conseguido, apesar do apoio de parte da comunidade, a autarquia não se entusiasmou, nem nós tivemos talento para o fazermos, resolvemos propor  para as mesmas, a exposição tal como vemos hoje na Casa da Cultura, ou seja uma tentativa  de exposição em situação, não muito do nosso agrado, não só por ser artificial, mas por ser parcial. Por tal preferimos chamá-la de reserva visitável.

 

6.0 O que há a fazer depois das fases do ponto 5. A médio prazo.

 

Em todas as suas fases, referimo-nos especificamente à nossa área de especialização, deve ser um museu aberto à comunidade mas não abdicando, isso é essencial, pelo menos para nós, dos deveres decorrentes do manuseamento de colecções e bens patrimoniais conforme está exarado nos acordos e leis sobre a especialidade. O mesmo se passa com a tutela.[35]

 

6.1 As articulações locais, regional e intermunicipal

 

Este museu para se explicar, sobretudo dentro do espírito de outros no género existentes, deve tecer laços de cooperação diversa com diversas entidades aos níveis indicados em epígrafe. Deverá ser, sob todos os pontos de vista, mutuamente vantajoso.

Vejamos o caso dos moinhos da Condessa, na Ribeira Grande, cujos proprietários acordariam um determinado tipo de cooperação com o museu da Ribeira Grande. Ou o moinho da Câmara X, fora do âmbito territorial da nossa, poderá estabelecer alguma relação com o nosso através de um acordo autárquico ( não é inédito) directo ou através da Associação de Municípios.

Ou a articulação com um museu da igreja, como deverá ser o caso do museu do Arcano. A todos os níveis e para cada caso deverá haver um tipo de acordo adequado, desde a cooperação técnica até à logística.[36]

 

6.2 Museu do Chá

 

Exemplo de uma articulação entre a autarquia e proprietários. Inserir-se-á no âmbito da arqueologia industrial abordada numa perspectiva de história antropológica ou história social.

Deveria haver um núcleo interpretativo local, uma ou duas fábricas em laboração e espaços cultivados espalhados por várias freguesias do concelho.

 

6.3 Roteiros/Percursos

 

Já estão a ser feitos e continuarão, se tudo correr bem, não envolvendo grosso modo grandes dispêndios. Todavia, não os podemos fazer nos moldes actuais. Fazê-lo em cooperação com os ‘Amigos dos Açores’ ou com algum grupo ou grupos que se organizem para tal efeito. O aparecimento de iniciativas particulares seria de aplaudir.[37]

 

6.4  Exposição itinerante

 

Um projecto de museu deste tipo, além dos percursos, do centro de interpretação, dos núcleos, etc., tem de desenvolver uma política sistemática e concertada de exposições itinerantes.

É a maneira de a parte se fazer conhecer ao todo.[38] Mas toda e qualquer exposição sempre antecedida por investigação séria e cuidada, investigação e recolha ligada ao plano do museu.

Além destas, dever-se-á abrir às realizações externas, ao intercâmbio cultural entre instituições culturais de várias áreas.[39]  Ainda aqui há que salvaguardar a qualidade das realizações, garantindo-se esta com a investigação muldisciplinar. É mais um modo de atrair a comunidade estudantil e académica a este projecto.

 

7.0  O que há a fazer a longo prazo

 

Ir desenvolvendo no terreno cada uma das temáticas esboçadas no Centro Interpretativo. O que abaixo resumiremos é tão-só um horizonte de possibilidades que poderão, eventualmente, ser alteradas, de acordo com circunstâncias, designadamente em casos de urgência.

 

7.1 A temática do chá

 

Já o dissemos atrás, por ser uma temática ligada às culturas agro-industriais desenvolvidas no concelho, e por ser complexa, envolvendo várias fases, insistimos de novo.

 

7.2 A temática dos tecidos[40]

 

O linho é outra cultura agro-industrial tão relevante para o concelho ao ponto de o ribeiragrandense ter sido e ser conhecido por ‘fuseiro’. O que é ser-se fuseiro?

O linho constituiu o grosso da exportação da Ribeira Grande desde o século XVI, no século XVIII houve, por iniciativa do conde da Ribeira Grande, uma manufactura, mais tarde adquirida pelos ingleses, a que teriam lançado fogo, e uma quantidade infinda de pequenas explorações familiares. Já no século XX e até há pouco tempo, houve uma fábrica de tecelagem na Ribeirinha. Os panos da Ribeira Grande chegaram a ser exportados para Angola e Brasil.

 

7.2.1 Fabrico caseiro

 

Exceptuando o século XVIII, princípios do seguinte, e século XX, foi essencialmente uma actividade exclusivamente familiar envolvendo complexos de ruas e artesãos em troca de complementaridade, desde o cultivo do linho, tratos do linho, tratamento, feitura do pano, sua venda e transformação.

 

7.2.2 Fabrico industrial

 

Falar um pouco do que constituiu a fábrica do Conde no século XVIII e a Tecelagem no XX no tecido das indústrias familiares.

 

7.3 A energia hidráulica e a fonte da vida

 

A água, como fonte de todo o desenvolvimento agro-alimentar, manufactureiro e industrial do concelho, desde os primórdios quatrocentistas ao presente. A ribeira que lhe deu o nome e a proeminência. No século XV a abundância e a perenidade das suas águas, sobretudo da Ribeira Grande, contribuiu para a fixação de cultivadores de trigo nesta área e  igualmente para a construção dos moinhos que a tornaram tão importante ao ponto de o rei lhe conceder três privilégios importantes: monopólio de moinhos, servidão gratuita do porto dos Carneiros, na Lagoa, e o alqueire de vara pequena. Já no século XVII seria concedido o título de Conde da Ribeira Grande aos Câmara.

 

7.3. 1 Os moinhos

 

Desde o século XV que ajudaram a criar riqueza na área. Este elemento da arqueologia industrial, tal como a central hidroeléctrica. Sendo, por vezes disputa aberta entre moinhos da condessa e da ribeira, entre si e contra a hidroeléctrica.

 

7.3.2 Central hidroeléctrica

 

Desde inícios deste século, primeiro em 1902 “ luz do Cordeiro”, na década de trinta a Central de Ponta Delgada. O que a electricidade permitiu? A mudança.

 

7.3.3 A água alimento dos seres vivos e refrigério

 

Aqui dará para falar da água potável, da água da rega, das águas minero - medicinais e termais.

 

7.3.3.1 Água potável

 

O abastecimento de água para consumo público. O fontanário público. As penas de água ao domicilio. A moderna canalização.

 

7.3.3.2 Água da rega

 

Da rede de abastecimento das culturas dos primórdios ao  projecto do Pico das Covas.

 

7.3.3.3 Águas minero - medicinais e termais e banhos de mar

 

A saúde na água: a água da Ladeira da Velha , das Lombadas, da Helena, as Caldeiras as Poças. Falar um pouco da evolução da medicina e dos hábitos de higiene

 

7.3.3.4. O homem e a terra

 

A Ribeira Grande foi e ainda é um espaço predominantemente rural.

 

7.3.3.5 Os campos

 

A propriedade e as culturas. A economia rural.

 

7.3.3.6 A reserva da Lagoa do Fogo 

 

Um caso de preservação das plantas endógenas no seu ecossistema.

 

7.3.3.7 Os biótipos da orla marítima

 

7.3.4 Rabo de Peixe: O horticultor e o pescador duas comunidades

 

7.3.4.1 O Horticultor

 

7.3.4.2 O pescador

 

8.0 O homem e o transporte

 

8.1 O ex-aeroporto de Santana: futuro comprometido da Ribeira Grande?

 

8.1.1O porto de Santa Iria, o dos Carneiros e a proeminência de Ponta Delgada.

 

8.1.2 Os portos de pesca da costa norte e os transportes

 

9. A Maia: a desafortunada  candidata a vila

 

9.1  O pasto

 

9.1.1 O mar

 

9.1.2  A fábrica

 

 Fazer o mesmo para as outras freguesias

 

10 A arqueologia e nós. O arquivo sob os nossos pés.

 

10.1 O adro das freiras

 

10.2 O forte de Nossa Senhora da Estrela

 

10.3 Um fontanário quinhentista

 

10.4 O areal de outrora

 

11 O homem religioso. O circuito religioso

 

11.1 As festas religiosas

 

11.2  A arte religiosa

 

11.3 A arquitectura, o azulejo e a talha

 

11.3.1 Os Araújo Lima

 

 

Conceitos e ideias legitimadoras da proposta.

 

1.   Definição de Museu./ Reunião do I.C.O.M. / 1986/ Buenos Aires.

 

Título II- Artigo 3º

 

“ O museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberto ao público e que faz pesquisas sobre os testemunhos do homem e do seu meio ambiente, adquire-os, conserva-os, transmite-os e finalmente expõe-nos, para fins de estudo, educação e de recreio.”

 

1.1. O que se considera ser museu.

 

Segundo o mesmo documento daquele organismo internacional, artigo 4º.

 

“ a) Os institutos de conservação e galerias de exposição dependentes de bibliotecas e de centros e Arquivos.

b)  Sítios e monumentos arqueológicos, etnográficos e naturais e os sítios e monumentos históricos tendo a natureza de museu pelas suas actividades de aquisição, de conservação e de comunicação.

c)   As instituições que apresentam espécies vivas, tais como jardins botânicos e zoológicos, aquários, viveiros, etc.

d)  Parques naturais.

e)   Centros científicos e planetários.”

 

2.   Património Cultural e Natural.

 

“ Nor should we stress too much the dichotomy of nature and culture, since Kenneth Olwig ( in vol. I) had alerted us to their profound and complex interconnections. Indeed, the very idea of nature as heritage is itself a product of cultural imagination.”

 

3.   Ecomuseu.

 

Uma definição entre muitas. Georges Henri Rivière.

 

“… ( il doit etre ) un miroir que (la) population tend à ses hôtes pour s’en faire mieux comprendre dans le respect de son travail, de ses comportements, de son intimité.”

 

Cf. François Hubert.

 

4.   Itinerários de Descoberta.

 

“ Le musée devra donc concevoir des itinéraires de découverte qui conduiront vers des lieux qui expriment cette identité: traces du passé certes mais aussi images du présent. Le musée de site, centre d’interpretation du paysage et des modes de vie ne peut figer le temps: il doit prendre en compte le présent puisque l’identité est dynamique.”

Cf. François Hubert

 

5.   Musealização de sítio.

 

“A musealização de um sítio corresponde necessariamente a uma transposição de valores patrimoniais para o plano museológico, sem que, para isso, tenham que ser deslocados do local em que se encontram.”

Henrique Coutinho Gouveia.

( Nunca é um museu porque envolve somente uma parte do trabalho do museu. )

 

6.   Abordagem patrimonial contextualizada.

 

6.1 Exemplo:

 

O castelo de Warwick, em Inglaterra, recebe anualmente 650 000 visitantes. Quem queira visitá-lo terá de passar forçosamente pela cidade. A impressão causada no visitante durante este trajecto, a última milha, é importante. É no interesse da gestão patrimonial do Castelo em questão que o mesmo esteja bem cuidado e que seja o mais atraente, agradável e fácil possível. Como o fazer? Pavimentos limpos, árvores bem cuidadas, cestos de lixo, equipamento urbano atraente e boa sinalização de percursos.

 

6.1.1 Gerindo a cidade para  visitantes e  residentes.

 

“ The essence of the heritage and leisure business is to give visitors a high quality, value for money, memorable and pleasurable experience. It is only by achieving this that visitors will  stay longer than they originally anticipated, spend more, leave satisfied eager to return and, perhaps most important, want to tell their friends. Recent research in Wales suggest that if a visitor is pleased with a facility they will tell four friends it is worth visiting. If it was not a pleasurable experience then they will tell twenty three!”

 

 

Incluir aqui o Jean Duclos?

  Mário Fernando Oliveira Moura

Mestre em Museologia e Património

Ribeira Grande  de Setembro de 1996 a 14 de Setembro de 1997

A Câmara Municipal da Ribeira Grande associando-se à comemoração do dia Mundial dos Museus promove 5ª e 6ª feira, dias 22 e 23 de Maio, visitas guiadas à Casa de Cultura Municipal, às escolas da cidade desde o ensino pré-primário ao secundário.

Vimos, por este meio e modo solicitar a V.Exª se digne divulgar tal actividade no meio de Comunicação que mui proficiente e dignamente dirige.

 



[1]A ‘Identidade’, exerce-se sobre e a propósito de algo e é uma faca de dois gumes. É incontornável e perigosa.Temos o exemplo exarcebado dos nacionalismos deste século e de toda a xenofobia daí decorrente. Como ultrapassá-lo? Não o ultrapassando, mas encarando-o. Tendo presente a identidade e a alteridade, o outro, o estudo, a ética, o bom senso, a democracia, o respeito pelas minorias, muita abertura, cultura cívica ( política cultural e cultura política), interligação do desenvolvimento ao património entendido como a criação de parques industrial, desportivo e cultural. E muito bom senso. E talvez não chegue.

[2] C.M.R.G. Actas, sessão de 15-10-1993,  fl. 2

“ A Câmara analisou a eventualidade de proceder a uma alteração na Orgânica e no Organograma dos serviços municipais no sentido de aditar á Divisão de Acção Sócio-Cultural um Núcleo Museológico.

Após troca de impressões sobre a matéria, a Câmara deliberou, por maioria, com os votos a favor dos Senhores Vereadores Abílio Baptista, Emanuel Pimentel e João Oliveira, propor à Assembleia Municipal a criação de um Núcleo Museológico na Divisão de Acção Sócio Cultural.”

[3] Carta do Conservador Principal de Museus dirigida ao Presidente da Câmara Municipal datada de 13/08/1993

“ No conhecimento tardio, e ainda assim por iniciativa própria , da nova estrutura orgânica recentemente posta à discussão e aprovada na Assembleia Municipal, se bem que não me tenha sido solicitado qualquer parecer, no tocante ao sector de que oficialmente sou responsável desde janeiro de 1986, a título de espontânea colaboração e no propósito da melhor coordenação dos serviços propostos e até agora a meu cargo, peço licença para apresentar a  V. Ex.ª com o maior  respeito e apreço algumas considerações que julgo de todo pertinentes.

Assim, no referente à matéria respeitante à secção III ( da Divisão de Acção Sócio-Cultural) e ao seu Artigo 21º se bem que não esteja no meu propósito pronunciar-me sobre as competências e atribuições nele subentendidas- atendendo a que se trata apenas das linhas gerais de um organograma, por mais inovador que pretenda ser, salvo melhor opinião, julgo que não deverá deixar-se de ter na devida conta realidades e objectivos concretos, já conseguidos ou a equacionar com a possível clareza e êxito.

Nesta ordem de ideias ( e sempre no melhor espírito de colaboração) no que toca de forma vaga e menos explicita aos serviços já citados e de que há públicos testemunhos de eficiência e projecção concelhia, no âmbito das alíneas a, b e c do artigo 1, apenas referidas no campo das generalidades, julgo ser meu estreito dever chamar a atenção de V. Ex.ª para a necessidade e urgência de que, a partir dos esquemas já existentes, seja definida e criada uma estrutura adequada, desdobrando a actual Casa da Cultura em actividades específicas e devidamente coordenadas, a saber:

a) Criação do Museu do Concelho, com os devidos apoios a nível nacional e europeu, no actual edifício, valorizando e descongestionando as actuais colecções e permitindo a recolha e exposição de um maior acervo museológico, possível de ampliar no concelho ( a titulo de exemplo diremos que temos oferecida uma cozinha completa, para além das tendas de Ferreiro, Ferrador e Adega, que, por falta de espaço não estão expostas) ;

b) Criação de uma Biblioteca Municipal em área própria, à semelhança do que existe na maioria das cidades e vilas do país, mantendo e ampliando por forma condigna o actual fundo à volta dos dez mil exemplares, com a devida classificação e consulta pública ( aliás já o sendo para a população escolar, os nossos maiores utentes) ... Deste modo, considerando estes três itens como peças imprescindíveis no âmbito do sistema que se pretende criar, apresento a v. Ex.ª, os meus respeitosos cumprimentos, na convicção de que mais uma vez será compreendido o zelo e entusiasmo com que tenho servido os objectivos da Casa da Cultura como será fácil comprovar pelas milhares de visitas aqui registadas anualmente, sempre com o menor dispêndio para o Município e para a sua gestão.” 

[4] Em 16 de Dezembro último, aquando do lançamento do “Memórias do presépio da Ribeira Grande,”

 fizemos, de novo, um apelo público às entidades competentes para criarem legalmente o Museu e os Serviços de Documentação. No que fomos corroborados pelo Prof. Rui de Sousa Martins. O mesmo fizemos em três entrevistas que concedemos a alguns órgãos de Comunicação Social locais também a propósito do lançamento do supradito livro. Em artigo saído no «Terra Nostra»,  este mês de Fevereiro, ou nos últimos do anterior (1997), Armindo Moreira da Silva retoma em editorial o mesmo assunto.

[5]Comissão Instaladora da Casa da Cultura da Ribeira Grande , 3-05-1984

“ Ficou esclarecido na reunião desta Comissão, efectuada nos Paços do Concelho da Ribeira Grande em 3/05/1984, que a Museologia seria uma das múltiplas vocações da Casa da Cultura.” Com esta data o Dr. Rui de Sousa Martins apresenta uma proposta de Museu Etnográfico. À volta daquela data o sr. Eduardo Rangel Silvano apresenta uma proposta de museu de Artes Decorativas. O Dr. Jorge Gamboa de Vasconcelos que, por discordar do pseudo-restauro do Solar de São Vicente Ferrer, sede do museu, deixou de fazer parte da Comissão Instaladora, propunha a criação de uma exposição cronológica através da  fotografia de exemplares da arte civil e religiosa concelhia.

 C.M.R.G. Actas, sessão de 30-11-83, Plano Cultural para o triénio de 84/86, fls. 6-12

“No campo cultural

 11º- Instalar a Casa da Cultura e reinstalar o Arcano.”  fl.11

No campo do artesanato

1º - Instalar uma casa etnográfica Concelhia para recolha de todos os exemplares de artesanato Ribeiragrandense.

2º- Apoiar a instalação de Casas Etnográficas ou salas nas Casas de Povo ou Juntas de Freguesia.”

C.M.R.G. Actas ,  sessão de 14-11-1984[programa da Drª Piedade Lalanda],  fls. 6-7

“ a) De 2ª a 6ª feira - Investigação a nível documental, para montagem do ficheiro e catalogação das peças existentes e/ou a adquirir nas áreas etnográficas que se considerarem mais oportunas para abertura do Museu Etnográfico...”

Acta da sessão de 31 -01-1986, fl.5 ( A.P.C.)

“O sonho de um  Museu da Ribeira Grande, por exemplo, deverá continuar a ser acalentado mas, quanto a mim, é uma proposta de médio ou até mesmo de longo prazo: concentremos as nossas atenções em actividades menos complexas, sob pena de umas e outras deixarem de ter viabilidade prática.”  

Mas, em acta de 26-03-1986, dizia-se: “ 1. Remeter na primeira semana de Abril uma carta a todos os membros da Comissão Instaladora da Casa da Cultura da Ribeira Grande com as seguintes questões: a) Na sua perspectiva qual deve ser a função da casa da Cultura ...?

b) Um Museu Etnográfico na Casa da Cultura é incompatível com a sua função? “

Acta de 6-11-1989, Centro Cultural da Câmara Municipal da Ribeira Grande, fl.3

“ Ao Núcleo que funcionaria no Solar de S.Vicente competiria as actividades relacionadas com: - Casa Etnográfica; - Biblioteca; Animação sócio-cultural; -Cinema e- Teatro.”

 

  

[6] Todavia, onze anos após, nova vereação, decide por unanimidade transformá-lo em ‘Mercado florista.’

 Mercado florista na Ribeira Grande e salvaguarda dos moinhos de água , Diário dos Açores, 30 de Maio de 1988, fl.4

[7] Museus & Palácios , Investimentos, Comércio e Turismo de Portugal, Lisboa, 1997, p. 38-39

[8] António Valdemar, Ribeira Grande… , Diário de Notícias, Lisboa, 9 de Agosto de 1997, fl. V

« - a par do ferro forjado e do ciclo da produção, transformação dos cereais - seja atribuída uma representação significativa à talha, no espaço museológico da Casa da Cultura.»

[9] Mário Fernando Oliveira Moura, Fazer omeletes sem ovos: não, muito obrigado “ Signo”, Ponta Delgada, Junho de 1986

[10] Mário Fernando Oliveira Moura, Fazer omeletes sem ovos: não, muito obrigado “ Signo”, Ponta Delgada, Junho de 1986

[11]Estude-se a transformação da festa do Espírito Santo em Tomar em festa dos Tabuleiros e perceberemos o que dizemos. Excluíram-se todos os elementos não espectaculares da antiga festa dando-se ênfase a um elemento, os tabuleiros, de tal modo que é difícil recuarmos à sua origem. Tal foi feito já neste século. Decidido e feito por uma elite local ‘iluminada.’ As Cavalhadas, ainda que bem intencionadamente, também foram alvo de depurações por parte da elite governante.

[12] Sair com… , “ Açor Jovem,” Agosto / Setembro de 1997, p. 14- 15

 

[14] Já tínhamos colocado placas, o horário estava a ser divulgado diariamente nos meios de comunicação social e apesar de termos sido oralmente informados da aceitação do conteúdo da placa, receberíamos uma nota de serviço que nos impedia de designar “isso” de museu.

[15] Com o projecto da placa da Casa da Cultura para a Câmara e vice-versa a ser autorizado e a ser desautorizado. Tais andanças prolongaram-se por um período de semanas.

[16] Ficaram bastante danificados na cheia de setembro último.

[17] Tentou-se debalde a organização de um Congresso de Casas de Cultura, tentou-se igualmente debalde uma ligação à D.R.A.C. .

[18] Artigo de 1996- “ Não se fazem omeletes sem ovos”....

[19] O estudo dos objectos museológicos não se esgota na abordagem etnológica, assim cada objecto poderá, diria, deveria ser visto e estudado de vários ângulos disciplinares. É tão simples quanto isso.

[20] Veja-se esta pérola: ele quer o museu para ser director. Evidente que este projecto não pode estar à mercê da contingência das saudáveis querelas politico-partidárias. O padeiro distribui o pão todos os dias independentemente das questiúnculas locais.

[21]Ao fazê-lo gerou-se mal-entendidos, tendo nós sido alvos de insultos em público e em privado. Pessoalmente, até ao momento,  foi o período mais negro da nossa carreira, tendo-nos afectado e abalado ao ponto de termos pedido a demissão.

[22] O futuro há-de julgar-nos com serenidade. Assim o esperamos. Nunca mais fomos o mesmo, infelizmente, não obstante o esforço.

[23] Explicámo-lo com sucesso em Espanha e com ele ganhámos uma bolsa de estudo da Fundação Calouste Gulbenkian. Imodéstia? A realidade nua e crua.

[24] Não é desejável trabalhar de outro modo.

[25] Exceptua-se todo o repertório da recolha da tradição e história oral, bem como de biblioteca de trabalho.

 

[27] Tem sido feita por nós. Em todo o edifício da Câmara existirão 5 elementos enquanto nós temos 4. Temos que lhes ensinar desde a postura básica passando pela ética e atitudes no trabalho para que possamos instruí-los nas áreas técnicas que desejamos. Há que rever este programa, sob pena de nos estarmos a defraudar e aos jovens.

[28] É um sonho antigo que tem tido muitos antecessores. Veja-se o esforço do dr. Lucindo Rebelo Machado, do engº Armindo Moreira da Silva, do engº Ezequiel Moreira da Silva e outros.

[29] A pressão imobiliária impediu-o. Desde 1986 que o vimos, em vão,  tentando.

[30] José Garcia, Agradecimentos , Boletim daCcomunidade Paroquial de Matriz da Ribeira Grande, n.º 5, 8/9 Novembro de 1997, fl.4

« É  ver, por exemplo, a reparação e restauro da antiga casa da Madre Margarida do Apocalipse, na rua que lhe tem o nome, para ali ser instalado o já chamado Museu do Arcano; »

[31] Sobre o assunto temos um trabalho de gestão, etc...

[32] Nota...

[33] Já proposta pelo Prof. Doutor Rui de Sousa Martins como membro da Comissão Instaladora da Casa da Cultura e aplaudido pela mesma.

[34] Prof Doutor Rui de Sousa Martins, por exemplo in “ Museus e património local.”

[35] Interdependência.

[36] Veja-se artigo de 1986.

[37] Parte do papel do museu, deste pelo menos, será o de fazer participar a comunidade a este nível

[38] Veja-se nossa proposta de 1989

[39] Objecto de trabalho, salvo erro, em 1989

[40] Estamos a desenvolver em colaboração com diversas pessoas, sobretudo o sr. António Guilherme Pimentel, um projecto de etno-arqueologia envolvendo a comunidade.


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